Nossa História


“ Educar importa em somar esforços, em um ambiente de amor e de compromisso, visando o desenvolvimento harmônico do indivíduo e sua participação na obra do bem comum.”
          
            Situada na zona leste de Porto Alegre, bairro Bom Jesus, na Vila Nossa Senhora de Fátima (conhecida em seus primórdios como Mato Sampaio, no qual teve o nome alterado pela terceira diretora da Escola, Professora Sulamita, em função do estigma aliado à violência e discriminação sofrida na época).
           A construção da escola teve início em outubro de 1956, com a conclusão em 1957, na administração do prefeito Leonel de Moura Brizola. Eram pavilhões de madeira, conhecidos popularmente como brizoletas.
           A Escola sofreu inúmeras ampliações em sua estrutura física ao longo dos anos culminando no ano de 1978. Devido a crescente demanda por vagas e por ser referência em educação de qualidade para a comunidade inicia-se em 1991 a obra de construção de novos prédios de alvenaria, para  tanto, reduziram-se as turmas ficando na escola as três primeiras séries e as demais séries do ensino fundamental foram deslocadas para a Escola José Mariano Beck, na época, recentemente  inaugurada. 
            Não podemos falar da Escola hoje sem falar do ano de 1995, pois foi quando sofremos muitas transformações, tanto no espaço físico, já que estávamos em fase de conclusão dos novos prédios, como no pedagógico.
            No dia 08 de setembro de 1996 foi inaugurada toda a parte nova da Escola, contendo 04 prédios com dois pisos cada um, na administração do prefeito Raul Pont.
           O ano de 1996 foi de muito estudo, pois se fazia necessário mediante tamanha mudança pela qual a Escola estava se propondo: a transição da organização de seriação para Ciclos de Formação. Esse processo se concretizou em março de 1997, quando o sistema de ciclos foi implantado. A partir deste momento, deu-se início, também, à montagem do nosso Regimento Escolar.
           Neste mesmo ano, a Escola se beneficiou com a implantação do Projeto Piloto da PROCEMPA, que consistia na Informatização da Escola, passando a dispor de uma sala de informática com 15 computadores, e mais um na secretaria. Os alunos e professores podiam contar com o auxílio dos bolsistas do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que assessoravam na realização de trabalhos e projetos utilizando as novas tecnologias.
          Em março de 1997, a Escola passou a funcionar na estrutura de Ciclos de Formação, e foi escolhida pela SMED para ter o primeiro ambiente informatizado.
          Entendendo que a escola deva ser lugar de quem ensina e aprende, recebemos a cada semestre, alunos de diversas universidades de Porto Alegre, que realizam seu estágio curricular em nossa escola, servindo assim como pólo de ensino-pesquisa e extensão.
          A escola, sempre procurou alternativas de melhor atender as demandas e necessidades de sua comunidade, estabelecendo assim, de longa data, parceria com instituições de ensino como a existente com a PUC, através do trabalho integrado entre escola-comunidade-módulo avançado de atendimento, também são desenvolvidos projetos interdisciplinares com os cursos de odontologia, psicopedagogia, psicologia, serviço social e psiquiatria. Acolhemos e participamos de iniciativas propostas por ONG’s e integramos os fóruns e programas existentes na comunidade, como o desenvolvido no Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto (CEA), dentre tantos outros.
           Ao longo destes anos sempre preocupou-se em oferecer cursos aos alunos com o intuito de  capacitá-los para o mercado de trabalho.
           Atualmente nossos alunos participam dos projetos Cidade-Escola, Escola Aberta e Mais Educação, cada um oferecendo atividades em diferentes áreas. Além disso, em 2010 nossa escola passou a ser uma das sedes da Justiça Restaurativa.

Nenhum comentário: